domingo, 8 de janeiro de 2012

AVALIAÇÃO NO FLA CONFIRMA RONALDINHO MAIS FINO

O preparador físico do Flamengo, Antônio Mello, já tem em mãos a primeira avaliação física do grupo. E os números confirmam: se em 2011Ronaldinho Gaúcho demorou a entrar em forma, só foi estrear em fevereiro (também por conta de questões estratégicas relacionadas a patrocínio), e precisou de um período de adaptação para recuperar seu futebol, neste ano Mello não tem medo de dizer que as condições em que o camisa 10 se apresentou são um prenúncio de uma grande temporada. R10 está com 9% de percentual de gordura, valor abaixo do considerado ideal. “Mas está se sentindo bem assim, dando piques, correndo solto, então é o ideal”, decretou Mello.
Adepto do trabalho de força e velocidade, ele afirma que os jogadores, de um modo geral, se apresentaram em condições muito melhores do que no ano passado, o que está permitindo que antecipe exercícios que só seriam feitos na próxima semana. Como a preparação mira primordialmente a partida contra o Potosí, pela pré-Libertadores, o que encurta a pré-temporada pois os quatro mil metros de altitude exigem uma adaptação especial, este fator minimiza o problema citado por Mello de “queimar etapas”, como explicara no primeiro dia em Londrina.
Porém, há aqueles que aproveitaram bem as férias e se apresentaram com alguns quilos além do ideal. Entre eles, se destaca o atacante Deivid, que chegou com cerca de 5kg acima do peso. No sábado, uma cena curiosa chamou atenção. Quando todos os atletas já se dirigiam ao vestiários, Deivid continuava correndo, sozinho. E não parou até ser repreendido por Mello.
“Vai ficar correndo até amanhã? Está bom já”, disse o preparador, respondido prontamente. “Só mais um pouquinho, estou terminando”. Resultado: em uma semana, Deivid já perdeu 3kg e os dois que faltam, segundo Mello, devem ir embora antes do próximo domingo. O preparador destacou ainda Welinton, que também perdeu 3kg, e Renato Abreu, que já está a 0,5kg do peso ideal.
“Esses excessos são normais para quem aproveitou bem as férias. E foi isso que eu orientei. Tem de aproveitar, a temporada foi muito desgastante. Falei só para terem alguns cuidados e deixarem o resto comigo. Quando um grupo permanece na mão do mesmo preparador, as características que o profissional trabalha ficam acentuadas, eu uso força e velocidade. Acho que por isso, de uma forma geral, o grupo se apresentou bem melhor do que em 2011”, explicou Mello

Nenhum comentário:

Postar um comentário